A sinusite é uma inflamação que afeta a mucosa dos seios da face, mais precisamente as cavidades ósseas ao redor dos olhos, do nariz e das maçãs do rosto.
Ao todo, existem dois tipos de sinusite: a aguda e a crônica. Essa última é assim chamada quando os sintomas característicos da doença, como dor na face, dor de cabeça e tosse, permanecem por mais de 12 semanas.
A sinusite crônica é causada, geralmente, por bactérias resistentes, pelo uso anterior de antibióticos em excesso ou pelo tratamento incorreto de uma sinusite, assim como por rinite alérgica mal controlada, alterações nas vias respiratórias — como desvio do septo — ou imunidade enfraquecida.
Quais são os sintomas da Sinusite crônica?
Como dito anteriormente, os sintomas da sinusite crônica duram mais do que 12 semanas e podem acontecer após um ou vários episódios de sinusite aguda, em que há febre, dor no corpo e intensa secreção nasal.
Na fase crônica, os principais sintomas são:
- Dor na face ou dor de cabeça que piora ao abaixar a cabeça ou deitar;
- Dor persistente localizada nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e em volta dos olhos;
- Secreção pelo nariz de cor amarelada ou esverdeada;
- Sangramentos pelo nariz;
- Sensação de pressão dentro da cabeça, obstrução do nariz e do ouvido e tontura;
- Tosse crônica, que piora ao deitar;
- Mau hálito;
- Febre.
Além disso, quando a sinusite tem causa alérgica ou acontece em pessoas com histórico de alergia ou rinite, pode haver crises de asma, coceira no nariz e garganta, além de piora dos sintomas quando em contato com substâncias como poeira.
Quais são os fatores de risco da Sinusite crônica?
A sinusite crônica pode ser provocada pelos seguintes fatores:
- Crises alérgicas, em razão de poeiras, ácaros, pólen, mofo, entre outros;
- Tabagismo;
- Trauma na face, como uma pancada ou um soco;
- Doenças que atingem o sistema imunológico, como o refluxo;
- Infecções respiratórias, como gripes e resfriados, que bloqueiam a passagem do ar pelo nariz.
Além desses, casos em que as vias aéreas são comprometidas por alguma complicação, como o desvio de septo e o aumento dos pólipos nasais, também podem desencadear a sinusite crônica.
Como funciona o tratamento da Sinusite crônica?
Para tratar a sinusite crônica, é recomendado o uso de medicamentos como corticoides, antibióticos, descongestionantes e antialérgicos.
Já em casos de desvio de septo ou crescimento dos pólipos, é indicado a cirurgia para desobstrução das vias aéreas.
Durante o tratamento da sinusite crônica, é recomendado o acompanhamento com o otorrino para investigar a causa da inflamação, pois podem ser necessários exames, como tomografia computadorizada da face, endoscopia nasal e coleta de amostras de secreções nasais, para identificar o microorganismo e a causa exata do problema.
Por isso, fique atento e cuide da sua saúde!
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.