Otorrinolaringologia Adulto
A missão do otorrinolaringologista é diagnosticar e tratar doenças que afetem os ouvidos, nariz e garganta, órgãos que logo que manifestam algum problema prejudicam diretamente a rotina das pessoas além da qualidade de vida.
Entre as principais doenças e sintomas tratados pelo profissional, podemos citar:
– Rinite: inflamação e irritação das cavidades nasais; problema que atrapalha diretamente a qualidade de vida de milhares de pessoas, podendo estas ser alérgicas, medicamentosas, vasomotoras, etc.
– Sinusite: irritação e inflamação dos chamados seios paranasais, podendo ser tanto agudas quanto cronicas.
– Desvio de septo nasal: o problema pode afetar crianças e adultos. O indivíduo pode nascer com o desvio ou passar a tê-lo ao longo dos anos, como resultado de processos inflamatórios, infecciosos, procedimentos estéticos malsucedidos ou mesmo acidentes, causando assim obstrução nasal, cefaléias rinogenicas, sinusites por falta de “ventilação dos seios”, roncos e apnéia do sono.
– Apneia do sono: muito além da inconveniência dos roncos, a apneia pode trazer outros problemas graves. As pausas no fluxo natural da respiração podem prejudicar até mesmo a oxigenação do sangue, criar um stress para nosso organismo, no momento que ele deveria estar se “recarregando” para o dia seguinte.
– Surdez: de zumbidos à perda total ou parcial da audição, tanto unilateral quanto bilateral.
– Zumbidos: estes podendo ser “chiados” , Zumbidos Pulsateis, uni ou bilaterais.
– Labirintite: nome popular para os chamados distúrbios do labirinto, estrutura interna dos ouvidos composta pela cóclea, vestíbulo e canais semicirculares.