Faringite: tipos mais frequentes da inflamação
A faringite é um dos problemas mais comuns de garganta e consiste em uma inflamação na faringe – órgão que liga o nariz à boca e a laringe ao esôfago. Esse incômodo pode acontecer quando vírus ou bactérias acessam as vias aéreas, e dependendo do diagnóstico é recomendado um tipo de tratamento.
Quais são os tipos de faringite?
-
Viral
É a mais comum de acontecer e nem sempre vem associada a outras doenças como gripes e resfriado. Seus principais sintomas são desconforto e dificuldade de engolir, além de dor de cabeça, febre, dor de garganta, tosse seca e coriza.
Os sintomas de faringite viral normalmente duram poucos dias, e o organismo é capaz de eliminar o vírus espontaneamente em até 1 semana. No entanto, é necessário, para isso, que a pessoa tenha uma alimentação saudável, beba bastantes líquidos e fique de repouso, pois assim a resolução da faringite viral acontece de forma mais rápida.
-
Bacteriana
Esse tipo de faringite é mais raro e mais grave. Inclusive, há o perigo de deixar sequelas, como a febre reumática. Dessa forma, a doença requer mais cuidado do paciente e dos médicos.
As causas da doença também estão relacionadas à poluição, ao clima seco, às alergias, ao surgimento de tumores, a infecções sexualmente transmissíveis (como gonorreia e contaminação pelo vírus HIV).
Uma faringite bacteriana que pode trazer sérios problemas ao paciente é a estreptocócica – bactéria responsável por muitos casos de faringite nas crianças e por cerca de 10% nos adultos. O intervalo de tempo entre a contaminação e o surgimento dos primeiros sintomas é de 24 a 72 horas, mas pode durar até duas semanas.
Os seus principais sintomas são a dor de garganta, febre, dor de cabeça e vermelhidão da faringe e amígdalas. Esses sinais não auxiliam no diagnóstico, pois são comuns a quase todos os tipos de faringite, principalmente às de origem viral, já citadas.
Conclusão
É importante que a qualquer sintoma o paciente procure o otorrino para o diagnóstico do tipo de faringite e o tratamento ideal para cada quadro.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.