Zumbido no ouvido, ansiedade e estresse. Qual a relação? 

Zumbido no ouvido, ansiedade e estresse. Qual a relação? 

Som desagradável que afeta cerca de 15% da população mundial, o zumbido no ouvido é um ruído interno percebido pela pessoa de forma temporária ou crônica, em diferentes intensidades e tipos. O zumbido é um sintoma auditivo proveniente de alguns possíveis fatores, mas a pergunta que não quer calar é: ansiedade e/ou estresse pode causar zumbido no ouvido? Continue lendo o blog que vamos falar sobre isso! 

A ansiedade afeta as pessoas de maneiras distintas, podendo causar inquietação e dificuldade para dormir. Em alguns indivíduos, provoca também um barulhinho irritante nos ouvidos, uma espécie de zumbido constante. A gravidade varia, podendo ser algo que nos desconcentra ou perturba, afetando a qualidade de vida.

A ansiedade e o zumbido no ouvido têm uma relação muito complicada e cíclica. Isso porque condições ligadas à saúde mental podem causar o zumbido, e o zumbido intensifica as crises de ansiedade. Estudos revelam que o zumbido crônico geralmente se apresenta em conjunto com sintomas de ansiedade e costuma ficar ainda pior após uma situação estressante.

Os barulhos do zumbido podem variar, sendo mais comuns o chiado, o alarme tocando, o assobio, o som de ar escapando e até mesmo notas musicais. Esses episódios podem ser perturbadores, causando dificuldades para o indivíduo se concentrar e dormir.

O estresse crônico ou mesmo de situações pontuais pode ser o fator gerador dos distúrbios psíquicos (ansiedade e depressão); e lembre-se que eles são fatores agravantes e mantenedores do zumbido. 

De forma semelhante a fatores diversos, podemos entender o próprio zumbido como um fator estressor, podendo ele mesmo desencadear a ansiedade e a depressão, sendo eles, por sua vez, repetindo, os fatores agravantes e de manutenção do zumbido. Ou seja, aqui dá-se a formação de um ciclo vicioso e complexo de sintomatologias, no qual se faz necessária a intervenção médica e muitas vezes multidisciplinar para melhora clínica desses pacientes. 

Conclusão

A ansiedade e o zumbido no ouvido costumam andar de mãos dadas, já que são condições intimamente relacionadas. Geralmente, as pessoas que sofrem com o zumbido vivem com altos níveis de estresse. E é aí que mora o perigo.

O zumbido constante perturba muito a qualidade de vida do indivíduo, causando dificuldades para dormir e se concentrar. Logo, a produtividade é afetada, pois a pessoa fica muito sonolenta e preocupada ao mesmo tempo, incapaz de realizar atividades simples do dia a dia. Além disso, o zumbido pode levar à piora das crises de ansiedade e desencadear outra doença: a depressão.

Agora que você já leu mais sobre a relação da ansiedade e estresse com o zumbido, saiba que, buscando um especialista e cuidados adequados, a qualidade de vida dos pacientes tende a aumentar, e muito. 

Sobre a Clínica Sensorium

A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *