ar condicionado

Ar condicionado faz mal? Entenda os efeitos na saúde respiratória

Muita gente acha que o ar condicionado faz mal, embora, de fato, isso não ocorra. O que pode ser prejudicial para a nossa saúde é a forma como esse tipo de aparelho é utilizado no dia a dia. 

Por exemplo: imagine que você acabou de chegar em sua casa após um dia quente de trabalho, senta em seu sofá para relaxar, mas assim que o ar frio atinge seu rosto, você começa a espirrar e tossir. Seu nariz está sufocado e há uma irritação persistente na garganta.

O primeiro pensamento que passa por sua cabeça é: “O ar condicionado pode me fazer mal?”. 

No entanto, é mito afirmarmos que o ar condicionado faz mal. Isso porque, em essência, esse equipamento não apresenta malefícios para a saúde. Entretanto, é preciso conhecer os efeitos que ele provoca em nosso corpo, para sabermos lidar com ambientes climatizados de uma forma mais efetiva. No blog de hoje, vamos falar exatamente sobre isso. Aproveite a leitura! 

Ar condicionado pode provocar alergia?

Seu ar condicionado controla a circulação de ar dentro de sua casa. Ele move o ar em sua casa introduzindo uma corrente de ar. Isso pode fazer com que qualquer alérgeno potencial no ambiente seja transportado pelo ar e possa causar efeitos adversos em sua saúde.

No caso de um sistema de dutos, suponha que haja uma alta concentração de alérgenos em qualquer parte dos dutos. O ar condicionado irá transferi-los para a sua casa, tornando-o mais suscetível a uma alergia ao ar condicionado. 

Dicas para prevenir desconfortos ligados ao ar condicionado

Para prevenir essa alergia, alguns cuidados podem ser adotados em ambientes com o aparelho. Confira: 

  • Sempre limpe os filtros 

A primeira coisa que pode mantê-lo protegido contra alérgenos é um filtro de ar condicionado. Um filtro de ar pode servir como uma proteção contra os poluentes do ar. Você deve verificá-lo regularmente e limpá-lo, se necessário. Os filtros do ar condicionado devem ser limpos / lavados rotineiramente como parte da manutenção.

  • Manter os níveis de umidade

O crescimento de ácaros e mofo é um problema sério. Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para evitá-los é manter os níveis ideais de umidade. Manter os níveis de umidade entre 50% e 60% pode ajudar a minimizar o crescimento de ácaros e mofo em sua casa.

  • Obtenha um purificador de ar

Se você deseja se manter saudável e se salvar de qualquer reação alérgica causada por um ar condicionado, certifique-se de obter um purificador de ar. Os purificadores de ar ajudam a remover partículas como poeira, mofo e bactérias do ar. Eles também ajudam a manter a qualidade do ar em casa, mantendo você saudável.

  • Mantenha a limpeza 

Não importa a categoria de ar condicionado que você tenha, a manutenção de rotina é crítica para seu funcionamento adequado. Com manutenção regular, você pode limpar seus dutos, unidade externa, manipulador de ar interno, substituir filtros sujos e muito mais para remover qualquer chance de alergia ao ar condicionado. Além disso, a manutenção de rotina também aumenta a vida útil do seu ar condicionado!

  • Lave a roupa de cama e cortinas regularmente

Os alérgenos transportados pelo ar presentes em ambientes internos podem grudar na cama, nas cortinas e até nas roupas. Se você estiver tendo algum sintoma de alergia ou se a concentração de pólen for alta em sua região, você deve lavar regularmente a roupa de cama e cortinas com água quente. Isso ajudará a eliminar qualquer acúmulo de alérgeno em sua superfície.

Outro problema relacionado ocorre se você não ventilar o ambiente. Nos meses mais quentes, abra portas ou janelas e permita que haja uma troca no ar. Usar um ar condicionado com um filtro de ar de boa qualidade pode melhorar a qualidade do ar que você respira.

No entanto, ele só se torna uma ameaça e desencadeia suas alergias se não for mantido e devidamente limpo, conforme explicamos acima.

Estas são algumas das dicas que você pode seguir para se manter saudável e longe de alergias a aparelhos de ar condicionado. 

Sobre a Clínica Sensorium

A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *