tontura

Tontura e labirintite: há relação?

Todo mundo conhece alguém que sofre ou já sofreu de tontura, e junto com isso vem o comentário: “deve ser labirintite”. Mas, nós temos uma notícia para você: essa relação não está totalmente certa! No blog de hoje, vamos falar sobre a relação entre labirintite e tontura. Aproveite a leitura! 

 

A tontura é um sintoma comum, podendo indicar diversas doenças, podendo estar associada à má alimentação ou ao uso de remédios e substâncias psicoativas. A labirintite, por sua vez, é uma inflamação rara do labirinto, parte do ouvido interno.

 

Pressão no ouvido, tontura, vertigem, perda da noção de espaço e de equilíbrio e sensação de desmaio são os sintomas mais comuns da labirintite, distúrbio que afeta milhares de pessoas diariamente ao redor mundo. Como dito acima, esse distúrbio é gerado pela inflamação dos labirintos, que estão localizados no sistema vestibular, órgão que fica dentro do ouvido interno e é responsável por gerar e manter o equilíbrio e a orientação espacial do corpo humano. 

 

A intensidade de cada sintoma varia de organismo para organismo. Além disso, os gatilhos para as crises de tontura também são diferentes para cada pessoa. Contudo, de modo geral, é recomendado que quem está passando por uma crise de tontura evite movimentos bruscos com a cabeça e busque ficar de repouso em local com pouca luminosidade e livre de barulhos.

 

Tontura como um sintoma de Labirintite 

 

Tontura e labirintite são problemas que podem estar associados e podem atingir pessoas de todas as idades. O equilíbrio do organismo depende do trabalho de alguns órgãos que captam informações sobre o posicionamento corporal e as enviam ao cérebro para processá-las.

 

Quando algum desses órgãos não funciona corretamente, casos de tontura podem acontecer. Normalmente o sintoma está atrelado a doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas relacionados à pressão arterial.

Na prática, tontura e labirintite estão associadas, pois a primeira é um sintoma característico da segunda. No entanto, elas não são sinônimos, pois a tontura pode estar ligada a outras doenças, como as citadas acima.  

De modo geral, as principais causas da labirintite são:

  • Infecções virais
  • Infecções bacterianas (especialmente a meningite)
  • Medicamentos que afetem o aparelho auditivo, como a aspirina e antibióticos
  • Pressão alta, colesterol alto, diabetes e problemas na tireoide
  • Traumas no crânio
  • Tumor no cérebro
  • Doenças no sistema neurológico
  • Disfunção da articulação temporomandibular (ATM)
  • Consumo em excesso de cigarro, bebidas alcoólicas ou café

Conclusão 

 

Como dissemos acima, é comum que a tontura e labirintite estejam diretamente associadas, uma vez que a tontura é um dos principais sintomas de algum problema com o labirinto, mas ela não é o único sintoma.

 

É muito importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda profissional para que possa ser feito o diagnóstico correto e para que o tratamento adequado possa ser iniciado. Mantenha em dia os cuidados físicos e o seu check-up.

 

Sobre a Clínica Sensorium

A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *