A audição tem um papel extremamente valioso na linguagem dos pequenos. É a partir dela que o bebê reconhece os sons, entende os seus diferentes significados e os reproduz.
Desse modo, o diagnóstico de surdez na infância deve ser realizado o quanto antes, de preferência antes dos seis meses de idade. Assim é possível realizar um tratamento multidisciplinar, que envolva otorrinos, pediatras e outros profissionais de saúde.
Explicando a surdez na infância
O problema pode ter diversos fatores, inclusive genéticos. Com o acompanhamento devido, a criança pode, sim, ter um desenvolvimento adequado, com algumas adaptações, mas sem que isso represente prejuízos a sua vida escolar e social.
Entre os demais fatores de risco que podemos citar, estão:
- Anomalias craniofaciais envolvendo orelha e osso temporal.
- Síndromes genéticas que usualmente expressam deficiência auditiva (como Waardenburg, Alport, Pendred, entre outras).
- Infecções bacterianas ou virais pós-natais, como citomegalovírus, herpes, sarampo, varicela e meningite.
Identificando o problema
Logo que um bebê nasce, realiza-se uma série de testes, como o da orelhinha, que contribui para identificar casos de surdez infantil. Também é essencial que os pais acompanhem o comportamento dos pequenos, saber se são capazes de reagir de acordo com sons do cotidiano, como a voz dos pais ou quando são chamados pelo nome a partir do sexto mês de vida.
Caso desconfiem de que existe algum problema, o melhor caminho é buscar ajuda especializada.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós!







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h