O verão está chegando: confira os cuidados necessários com o ouvido nesta estação
Estamos a poucos dias para a chegada do Verão! Temporada de férias que combina com praia, piscina e muito lazer. Mas saiba como aproveitar o Verão sem correr o risco de ter contratempos com a saúde auditiva.
Cuidado com a água e a humidade
Com a maior frequência de piscinas e de praias, os nossos ouvidos são expostos à água mais vezes do que o habitual. Por isso seque as suas orelhas apenas com uma toalha limpa, eliminando assim qualquer vestígio de umidade. Não introduza cotonetes nem outros objetos no canal auditivo, pois podem prejudicar o funcionamento natural do ouvido.
Cuidado com os protetores solares
Com o calor e o sol presente todos os dias, os protetores solares tendem a ser parte fundamental do nosso dia-a-dia. Na hora de colocar protetor no rosto e pescoço tenha cuidado com o seu canal auditivo – não introduza protetor solar na sua orelha – e tenha cuidado com os aparelhos auditivos – estes não estão protegidos contra certos químicos que podem estar presentes no seu protetor solar, podendo ser danificados.
Cuidado com os mergulhos
Nadar é uma das atividades indispensáveis no Verão e não há nenhuma razão para não o fazer. No entanto, tenha cuidado ao mergulhar numa piscina ou no mar. O repentino aumento de pressão no seu ouvido pode causar danos irreversíveis. Se sentir que tem água dentro da sua orelha deite-se de lado durante algum tempo. Se sentir dor ou sensação de ouvido tapado e estes sintomas persistirem, consulte um médico.
Otite de Verão
A otite é bastante comum nessa época. Otite é o termo médico genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente.
Essa é uma condição relativamente comum e todo mundo costuma sofrer de otite pelo menos uma vez na vida. No geral, ela costuma durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, se cura sem maiores problemas.
Existem tipos de otite, de acordo com o local da inflamação. A que se relaciona com a umidade (causada pelo mar ou piscina) é chamada de otite externa, pois ocorre no conduto auditivo externo, onde fica a cera de ouvido.
Neste caso, a infecção pode ser causada por excesso de água nos ouvidos ou trauma local com qualquer tipo de objeto inserido na região para coçar ou “limpar”, como hastes flexíveis, grampos e tampas de canetas, entre outros.
Principais sintomas da otite de verão
- Dor ao tocar a orelha
- Coceira
- Sensação de ouvido tampado
- Secreção amarelada
- Inchaço
- Vermelhidão
Outro tipo é a otite média (que ocorre do tímpano para dentro), mas essa infecção é causada por vírus ou bactérias associados a problemas respiratórios como rinites, sinusites, gripes ou resfriados.
Confira algumas dicas para passar longe da otite:
- Enxugar os ouvidos sempre com toalha limpa
- Evitar exposição prolongada do contato com a água, principalmente se for com impurezas ou cloro; Não usar fones de ouvido intra-auriculares em excesso
- Quando resfriado ou gripado, use soro fisiológico para lavar as narinas várias vezes ao dia
- As otites médias podem ser prevenidas com tratamento de rinite, vacinas para bactérias específicas (hemófilos, pneumocócicas conjugadas, vacina da gripe, etc), boa alimentação e vida equilibrada
- Ao qualquer sinal mínimo de desconforto, procurar uma avaliação de um otorrinolaringologista para tratar e evitar problemas mais graves
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h