A perda auditiva é um fator bastante prevalente na sociedade, e diversos fatores fazem com que se tenha a percepção de estar ouvindo de forma alterada, e sinais e sintomas podem ser indicativos de perdas auditivas em todas as idades. Ter cuidados e conhecimento sobre a saúde auditiva é essencial para se prevenir e evitar problemas futuros. No blog de hoje, vamos falar sobre a relação dos fones de ouvido com a perda auditiva. Aproveite a leitura!
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas estão em risco de ter perdas auditivas irreversíveis devido ao uso incorreto (por muito tempo ou em alto volume) de fones de ouvido. Mas, por que os jovens correm um risco tão alto de perda auditiva induzida por ruído? Embora a OMS descreva fatores de risco como bares, clubes e locais de música como causadores de danos auditivos, o maior problema enfrentado é ouvir música alta usando fones de ouvido em um dispositivo inteligente.
Os dados mostram que as pessoas com menos de 35 anos são mais propensas a ouvir música usando dispositivos móveis do que outras faixas etárias. Destes, a OMS sugere que 50% estão ouvindo música enquanto usam fones de ouvido muito altos. Muitos jovens estão tocando suas músicas no volume máximo. Os números mostram que eles fazem isso em uma taxa muito maior do que os indivíduos mais velhos.
Portanto, música alta elevada por um longo período através de fones de ouvido pode danificar o ouvido interno e causar perda auditiva. A perda auditiva pode ser algo reversível ou irreversível, afetando a vida social, emocional e laboral de muitas pessoas.
Principais sinais da perda auditiva
Alguns sintomas estão relacionados à perda auditiva. Conheça os principais:
- Zumbido no ouvido
- Sensação de dor ou pressão nos ouvidos
- Hiperacusia (hipersensibilidade a sons)
- Distorção sonora
- Percepção alterada de alguns tons
Como prevenir a perda auditiva?
O melhor método de tratamento da perda auditiva é a prevenção, já que a perda auditiva por uso de fones de ouvido é uma condição totalmente evitável.
Mas, quais medidas você pode adotar para proteger melhor sua audição da perda auditiva induzida por ruído emitido por fones de ouvido?
- Abaixe o volume
É realmente fácil. Com 60% de volume, você ainda pode ouvir sua música com muita clareza e, com fones de ouvido de boa qualidade, poderá vibrar a cada batida. Manter o volume controlado é a maneira mais fácil de evitar problemas de perda auditiva relacionados aos fones de ouvido.
- Definir controles em telefones
A maioria dos telefones tem configurações que permitem definir um volume máximo para que você não exceda acidentalmente um limite seguro. Navegue até o menu de configurações para pesquisar esse recurso ou procure-o online se não conseguir encontrá-lo. Essa é uma ótima maneira para os pais gerenciarem a maneira como seus filhos estão ouvindo música em particular.
- Não aumente o volume em ambientes barulhentos
Digamos que você está viajando e o ambiente fica barulhento, ou você está em uma aeronave barulhenta e o zumbido do motor está atrapalhando seu som. A tentação é aumentar o volume. A música mais alta ajuda a abafar o ruído e facilita a audição. O ruído de fundo pode realmente atrapalhar uma música. Mas, ao aumentar o volume, estará aumentando os níveis de decibéis que seus ouvidos estão experimentando, podendo causar danos à audição. Para reduzir o ruído de fundo, em vez de aumentar o volume, tente usar fones de ouvido com cancelamento de ruído.
- Limitar exposição
Se você gosta de ouvir música em um volume mais alto, certifique-se de não fazer isso com muita frequência. A duração da exposição ao som é fundamental. Defina um limite de tempo e cumpra-o. É aconselhável que você pare bem antes do limite de tempo para proteger sua audição. Se você realmente precisa tocar uma música no volume máximo, certifique-se de que seja apenas uma música e dê aos seus ouvidos a chance de se recuperar depois.
- Use fones de ouvido over-the-ear, que são externos.
Esses fones de ouvido, em comparação aos fones de ouvido internos, são mais suaves para os ouvidos, pois o som é aplicado de maneira menos direta no tímpano. Em geral, eles são mais seguros, pois proporcionam uma distribuição de som mais suave e uniforme.
É fácil tomar medidas para evitar danos auditivos gerados pelo uso de fones de ouvido. Se você não quiser prejudicar sua audição permanentemente, tudo o que você precisa fazer é proteger seus ouvidos através dessas dicas acima. A consciência é uma coisa poderosa. Se você está sempre pensando em maneiras seguras de curtir música, então você vai se manter longe de práticas nocivas.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h