Desvio de septo nasal: como identificar e como tratar
O septo nasal é uma parede formada de osso e cartilagem, que está localizada no meio do nariz e é responsável pela função de separar uma narina da outra. Sendo assim, o desvio de septo corresponde à alteração no posicionamento desta mesma parede, o que pode ser em decorrência de uma lesão no nariz, inflamações locais ou já estar presente desde o nascimento, o que causa sobretudo conflito em respirar corretamente. Doenças como rinite e sinusite também colaboram com o surgimento desta condição.
Em resumo, existem quatro tipos de desvio de septo:
- Desvio simples: quando acontece o deslocamento da estrutura osteocartilaginosa para um dos lados, deixando-a descentralizada, entretanto sem complicações.
- Crista: quando existe luxação aparente da articulação condro-vomeriana.
- Esporão: quando existe uma projeção osteocartilaginosa pontiaguda iminente.
- Misto: quando o deslocamento da estrutura osteocartilaginosa expande para ambos os lados, apresentando assim um desvio, crista e/ou esporão ósseo conjuntamente.
Entretanto, desvios de septo só se caracterizam como um problema quando a deformação impede o nariz de realizar suas funções vitais no sistema respiratório.
O desvio de septo pode não apresentar sintomas ou entretanto provocar diversos graus de obstrução nasal, como:
- Retenção das secreções
- Rinossinusite crônica
- Sangramentos
- Respiração pela boca
- Dificuldade para dormir
- Apneia do sono
- Ronco
- Cansaço
- Dores de cabeça e na face
Algumas pessoas só manifestam essa condição quando os sintomas aparecem durante resfriados ou outras infecções das vias aéreas, ou com uma certa idade, porque o quadro pode agravar com o passar dos anos.
Sobre o diagnóstico:
Geralmente, o médico consegue perceber o desvio de septo utilizando um aparelho específico chamado nasofibroscópio, que expande as narinas, possibilitando a percepção de dentro do nariz. Quando não é possível identificar o problema desta forma, o mais recomendado é realização de um exame endoscópico chamado nasofibroscopia. Este exame avalia desde a cavidade nasal até a laringe.
A maioria das pessoas não precisa de tratamento para desvio de septo porque não apresenta sintomas ou seus sintomas são leves.
O tratamento para um desvio de septo é uma cirurgia chamada septoplastia.
A septoplastia é uma cirurgia plástica usada para corrigir o desvio de septo, reposicionando-o, o mais simetricamente possível, no centro das fossas nasais.
É indicada quando a deformidade gera:
- Obstrução nasal importante: quando há sensação ininterrupta de nariz entupido.
- Infecções nos seios paranasais: episódios frequentes de sinusite podem estar associados.
- Anormalidades no fluxo nasal: o que pode ocasionar em cefaleia rinogênica (um tipo de dor de cabeça descrita como sensação de pressão ou dor intensa sobre o dorso nasal, que ocorre devido a problemas nasossinusais).
- Alteração no padrão de fluxo de ar: ressecamento das mucosas, levando ao sangramento nasal frequente.
- Respiração nasal predominantemente obstruída: provocando o ronco e a apneia do sono, levando a noites mal dormidas e prejudicando a disposição no dia a dia, além de provocar alterações na fala e desalinhamento da arcada dentária.
O procedimento, geralmente, é realizado em maiores de 16 anos. Isso devido ao fato de a partir dessa idade o crescimento do septo já estar finalizado. Porém, em pacientes mais novos, que apresentem deformidades críticas, gerando sintomas graves, pode-se também indicar a correção cirúrgica.
O principal objetivo da septoplastia é garantir um alívio dos sintomas ligados ao desvio de septo. Em última instância, a cirurgia impacta, positivamente, sobre a qualidade de vida dos pacientes.
O desvio do septo pode ocorrer em qualquer momento da vida, por isso é preciso estar atento a alguns cuidados como:
- Busque ajuda profissional se perceber que a criança dorme de boca aberta; nessa posição, a língua forma pressão sobre o céu da boca e empurra o septo nasal.
- Tenha muito cuidado se você pratica esportes, como futebol, karatê, boxe, e lutas em geral, por exemplo, afinal são modalidades que favorecem a ocorrência de traumas no rosto que podem ocasionar em distorções no septo.
- Use sempre o cinto de segurança assim que entrar no carro, e o use sempre capacete, ao subir na moto; acidentes em veículos são um dos principais motivos para lesões do septo, e ocorrem quando a gente menos espera.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.