O ronco afeta uma parte considerável das pessoas adultas, ainda que de maneira ocasional. Neste blog, iremos abordar as possibilidades cirúrgicas de solucionar o problema. Aproveite a leitura.
Quais as possibilidades de cirurgia para tratar o ronco?
É o cirurgião que, após análise clínica do paciente, irá indicar qual operação é mais adequada para o seu caso.
Existem diferentes tipos de cirurgias de ronco, até pelo fato de as origens do problema poderem ser diversas.
Uma das mais indicadas é a uvulopalatofaringoplastia, que visa a retirar o excesso de tecidos moles que vibram no palato e na garganta – incluindo a úvula (campainha) e o palato mole (final do céu da boca) – e a partir daí, aumentar a passagem de ar.
Em outros casos, indica-se também a retirada das amígdalas e das adenoides, que, quando muito aumentadas, são responsáveis por gerar obstrução.
A cirurgia nasal também é frequentemente indicada para correção de deformidades no nariz que podem estar associadas ao ronco e à apneia.
Outros fatores que devem ser observados:
Além da inconveniência do ronco, o problema pode indicar que a pessoa sofre de apneia do sono, problema que pode ocorrer por diversos fatores, tais como:
✅os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal
✅amígdalas e adenoides são grandes
✅a pessoa está acima do peso (o que faz com que o excesso de tecido mole na garganta a impeça de manter-se aberta), ou, ainda, o formato da cabeça e pescoço pode significar um menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.
✅retrognastismo, algo a ser avaliado pelo Especialista Bucomaxilo
✅ tumores obstruindo a passagem da via area, com isso uma avaliação por exames de vídeo são necessárias
Entendendo o pós-operatório
Geralmente, é uma cirurgia na qual no pós-operatório é feita toda a analgesia para diminuir o desconforto, com a primeira revisão em até uma semana. Nela, o paciente deverá seguir dieta liquida pastosa e, conforme avaliação do cirurgião através das revisões seguintes, a alimentação vai sendo normalizada.
Conclusão
Tanto a cirurgia de ronco quanto a de apneia do sono melhoram e muito a qualidade de vida do paciente. Converse com o seu médico e, caso ele aponte a necessidade de uma operação, fique tranquilo!
Sobre a Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo sempre na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós!







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h