Aparelho Auditivo: entenda como funciona e sua importância

Aparelho Auditivo: entenda como funciona e sua importância

Um aparelho auditivo nada mais é que um dispositivo eletrônico com a função de converter as ondas sonoras em sinais elétricos e os manda diretamente a um amplificador, que eleva a potência dos sinais e os envia para o ouvido através de um receptor. É utilizado por pessoas com perda auditiva ou surdez absoluta.

Os aparelhos auditivos funcionam da seguinte forma:

  • Os microfones do aparelho auditivo captam os sons e convertem as ondas sonoras em sinais elétricos.
  • Os sinais elétricos são analisados, processados e amplificados pelo chip do aparelho auditivo e pelo amplificador. A informação sonora é ajustada de acordo com as características da perda auditiva e personalizada conforme as necessidades do usuário e recursos disponíveis no modelo de aparelho auditivo.

Os sinais elétricos são analisados, processados e amplificados pelo chip do aparelho auditivo e pelo amplificador. A informação sonora é ajustada de acordo com as características da perda auditiva e personalizada conforme as necessidades do usuário e recursos disponíveis no modelo de aparelho auditivo.

Há diversos tipos de aparelhos auditivos, alguns deles são: 

  • Microcanal (CIC)

Ele é ideal para quem tem o canal auditivo largo e atende pessoas com perda auditiva de leve a moderada. Além disso, é o aparelho de menor tamanho e mais discreto, quase imperceptível.

  • Intracanal (ITC)

Ele fica no canal auditivo e tem um controle ou botão de volume. Por ser maior que o anterior, é mais visível, mas ainda bem discreto. É indicado para perda auditiva de leve a moderadamente severa.

  • Retroauricular (BTE)

Ele é posicionado atrás da orelha e transmite o som através de um molde ou tubo fino com sonda. Podem ter diferentes potências, dependo do seu tamanho (quanto maior o aparelho, mais potente ele será), permitindo assim, que sejam adaptados para pacientes com perdas auditivas leves até pacientes com perdas auditivas profundas.

  • Receptor no Canal (RIC)

Ele é uma versão bem menor do aparelho anterior, pois seus receptores ficam dentro do canal auditivo, permitindo que tenham um tamanho reduzido com maior potência. Possuem diferentes potências facilitando a adaptação nos diferentes graus de perdas auditivas, sendo indicado também, para pacientes com praticamente todos os tipos de perda auditiva.

O aparelho auditivo também demanda alguns cuidados básicos para que possa durar o esperado, assim como qualquer outro produto eletrônico.

Sendo assim, é importante que você:

  • Nunca deixe o aparelho cair;
  • Limpe o dispositivo corretamente com lenços de papel macios ou panos secos e limpos, evitando poeira e sujeira;
  • Deixe-o longe de qualquer umidade;
  • Mantenha o aparelho longe de crianças ou animais
  • Desligue o aparelho quando não tiver usando;
  • Sempre retire o aparelho antes de tomar banho, nadar em uma piscina ou mar, ou quando usar secadores e spray’s de cabelo

Sobre a Clínica Sensorium

A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *