Saúde auditiva: cuidados na praia ou piscina
O verão é a estação mais convidativa para um bom banho de mar, piscina ou cachoeira. Devido às altas temperaturas, muitas pessoas aproveitam para curtir as férias com os amigos e se refrescar. Apesar de proporcionar momentos alegres e serem muito relaxantes, os banhos podem afetar a audição, caso a água entre nos ouvidos.
Nas estações mais quentes, em que as pessoas ficam mais tempo em contato com a água, há uma probabilidade elevada de haver acúmulo de água dentro dos ouvidos. Essa situação pode levar a infecções na região, sendo que a mais comum delas é a otite externa, que é justamente causada pela água parada no canal auditivo.
Os principais sintomas, que acendem o sinal de alerta para otite externa, são
- diminuição da audição
- dor
- coceira
- vermelhidão nos ouvidos
Além deles, é possível também ter mal-estar acompanhado de febre.
A água parada nos ouvidos também pode causar alguns desconfortos como:
- O aumento das chances de que fungos e bactérias se proliferam no canal auditivo
- A perda da barreira de cera protetora do canal auditivo
- Dor
- Perda auditiva
- Surdez nos casos em que os microrganismos não são combatidos
Em nossos ouvidos há uma quantidade significativa de microrganismos presentes que não causam problemas de saúde. Eles vivem no canal auditivo em perfeito equilíbrio. No entanto, se houver um aumento de umidade e isso for combinado com altas temperaturas, essa harmonia poderá ser quebrada.
Se há muita umidade por um período prolongado, o pH do ouvido muda. Isso causa um aumento de fungos e bactérias. No final, esse fator é o que acaba levando às infecções. Somado a isso, há os produtos químicos nas piscinas que ampliam este risco.
As principais medidas a serem tomadas para prevenir infecções de ouvido no verão, além das infecções respiratórias, gripes e resfriados relacionadas ao canal auditivo, são as seguintes:
- Inspecionar a água constantemente
Uma das principais causas da otite, seja ela a externa ou a média, é o contato com bactérias que se proliferam na água não tratada. Sendo assim, a primeira medida que você deve adotar é garantir que a sua piscina esteja com a manutenção em dia antes de liberar os mergulhos.
- Colocar tampões nos ouvidos
Já que o contato com a água favorece a infecção do ouvido, uma medida muito eficaz é justamente evitar esse contato. Para isso você pode colocar tampões nos ouvidos, impedindo que eles sejam inundados durante o mergulho.
- Evitar mergulhos muito longos
O problema não está no ouvido ter contato com a água, mas na duração. Quanto maior a exposição, maior também será a probabilidade da infecção do ouvido se manifestar. Assim como, quanto maior o tempo, mais facilmente a cera de proteção do canal auditivo será removida, favorecendo a proliferação de microorganismos.
- Retirar a água do ouvido após cada mergulho
Como citamos na dica anterior, após cada mergulho o ideal é que você retire a água que se depositou no canal auditivo, sendo essa uma das melhores formas de prevenir a infecção do ouvido. Afinal, mesmo que você não esteja submerso, se a água não for removida, ela continuará em contato com o ouvido.
- Enxugar bem os ouvidos com uma toalha macia
Mesmo depois de esvaziar os ouvidos, como recomendamos na dica anterior, a umidade poderá permanecer no canal auditivo. Por isso, para um cuidado completo, seque bem os ouvidos utilizando uma toalha macia.
- Evitar introduzir objetos ou instrumentos nos ouvidos
É muito comum ver pessoas utilizando hastes flexíveis para secar o canal auditivo depois dos mergulhos para prevenir a infecção do ouvido. Porém, essa não é a melhor alternativa. Especialistas, inclusive, não recomendam a introdução de qualquer objeto no canal, o que pode favorecer a manifestação de problemas.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h