Entenda a importância da lavagem nasal
Você já ouviu falar em higiene nasal? Ela é importante para que o nariz cumpra algumas de suas principais funções, tais como filtrar o ar de impurezas, regular a entrada de ar para os pulmões e proteger o corpo contra bactérias e vírus. Mas como funciona esse processo de ‘filtro’ no nariz?
O nariz e os seios da face são superfícies recobertas de mucosa responsáveis pelo equilíbrio da temperatura e umidade do ar que inspiramos, além disso tem função olfatória e de “filtro” para as impurezas. Nesse tecido respiratório, possuímos cílios microscópicos, que se movimentam para remover o muco para fora dos seios.
Diversas toxinas produzidas por bactérias e vírus causam a redução do batimento dos cílios. Essa diminuição causa acúmulo de secreções mais espessas que o normal, aumentando a predisposição a processos infecciosos, uma maneira de evitar que isso aconteça, é realizando a lavagem nasal.
A lavagem nasal, além de remover o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas, diminui a inflamação local da mucosa. “Estudos mostram que pacientes que realizam a lavagem nasal têm uma menor tendência a usar antibióticos. Além disso, já está comprovado que limpar as vias aéreas em quem tem alergia ajuda a evitar infecções e crises.
A lavagem nasal é um procedimento amplamente incentivado para prevenção e auxílio no tratamento de diversas doenças das vias respiratórias.
Alguns dos benefícios da lavagem nasal para a sua saúde. são:
- Mais conforto em dias de tempo seco;
- Diminuição de crises de rinite;
- Prevenção das infecções das vias aéreas;
- Alívio do ressecamento nasal nos períodos de seca.
Como realizar a lavagem nasal com soro fisiológico:
- Encha a seringa com soro fisiológico, entre 5 a 10 ml – aproximadamente;
- Incline o corpo um pouco para frente e deixe a cabeça também inclinada levemente para o lado;
- É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento;
- Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina;
- Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.
Já a lavagem nasal em bebês é uma excelente forma de fazê-lo respirar melhor e, com isso, mamar e dormir bem. É importante que o soro fisiológico 0,9% fique em temperatura ambiente, nunca gelado, e que, inicialmente, sejam feitos pequenos volumes (de 1 a 3 ml) nos bebês menores. Quando o bebê cresce, esse volume pode aumentar e ser feito quantas vezes ele necessitar, buscando sempre a melhoria da respiração.
É importante fazer antes das mamadas para evitar que o soro irrite a garganta da criança e provoque vômito. De preferência, colocá-lo sentado, segurando pela região cervical (pescoço) para que não se mova e possa machucar as narinas com a seringa. Já existem, no mercado, produtos específicos para bebês, mas a famosa seringa é muito eficaz.
Além da lavagem nasal, existem outras maneiras para ajudar a melhorar a respiração e desentupir o nariz, como:
- Mantenha a cabeça em posição mais alta na hora de dormir;
- Faça nebulização;
- Utilize medicamentos sob orientação médica.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h