Apneia do sono: sintomas, causas e tratamentos
A apneia do sono, ou Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, progressiva definida pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa está dormindo. A respiração interrompe porque as vias aéreas falham, impedindo que o ar chegue até os pulmões.
Existem três tipos de apneia do sono:
- Apneia obstrutiva do sono
- Apneia central do sono
- Apneia mista obstrutiva e central do sono
A apneia obstrutiva do sono, é o tipo mais comum, que é causado pelo fechamento repetitivo da garganta ou das vias aéreas superiores durante o sono. As vias aéreas superiores englobam a passagem da boca e das narinas para a garganta, descendo assim para a traqueia, e estas estruturas podem mudar de posição enquanto a pessoa respira.
A apneia obstrutiva do sono ocorre quando a respiração é interrompida constantemente durante o sono por períodos de mais de 10 segundos. As pessoas costumam ter de cinco a trinta episódios de respiração interrompida por hora, ou mais.
A apneia obstrutiva do sono também é mais comum em pessoas obesas. A obesidade, provavelmente em combinação com o envelhecimento entre outros fatores que levam a uma diminuição das vias aéreas superiores. O uso excessivo de álcool e de sedativos piora a apneia obstrutiva do sono.
Ter uma garganta estreita, pescoço grosso e cabeça redonda, características que tendem a ocorrer em algumas famílias, aumentam o risco de apneia do sono. Níveis baixos de hormônio tireoidiano (hipotireoidismo) ou crescimento excessivo e anormal, devido à produção excessiva de hormônio do crescimento (acromegalia), também podem contribuir para a apneia obstrutiva do sono. Às vezes, um acidente vascular cerebral também pode causar apneia obstrutiva do sono.
As pessoas com apneia do sono frequentemente ficam bastante sonolentas durante o dia, roncam alto e estão sempre ofegantes e/ou têm episódios de asfixia, interrupções na respiração e despertares súbitos com engasgos.
Embora o diagnóstico de apneia do sono seja realizado, em grande parte, com base na avaliação médica dos sintomas, os médicos também costumam aplicar a polissonografia para confirmar o diagnóstico e confirmar a gravidade.
A apneia pode ocorrer por diversos fatores:
- Os músculos da garganta e língua acabam relaxando mais do que o normal
- As amídalas e adenóides são excessivamente grandes
- A pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta por muito tempo)
- O formato da cabeça e pescoço resultam em menor espaço para dar passagem ao ar na boca e garganta.
Entre os principais sintomas da apneia estão:
- Ronco
- Sonolência diurna que é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio
- Acordar com sensação de sufocamento e/ou ofegante
- Dor no peito ou desconforto
- Confuso ou com dor de cabeça
- Sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã
- Alterações na personalidade
- Dificuldade de concentração
- Impotência sexual
- Irritabilidade
Entretanto, nem todo mundo que ronca tem apneia do sono, este é apenas um dos sintomas da doença. As mudanças nos hábitos de vida devem contribuir muito com a melhora da apneia do sono. Como perder peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir de lado, evitar consumo de comidas pesadas antes de dormir, evitar o fumo 4 horas antes de deitar e elevar a cabeceira da cama entre 15cm e 20cm são algumas medidas simples que podem evitar diversos problemas futuros.
Reforçamos que a apneia é um problema médico muito grave, com a probabilidade de alterar a vida de uma pessoa e que pode contribuir com certos transtornos que podem colocar a vida em perigo, mas, que por sua vez, pode ser identificada facilmente e tratada efetivamente. Com o tratamento, a respiração obtém um ritmo regular, os roncos para um sono tranquilo é estabelecido e a qualidade de vida melhora em grande escala.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h