Às vezes, sua garganta dói e você sente dificuldade para engolir os alimentos? Fica na dúvida se é uma simples dor de garganta ou algo mais sério? As várias infecções próximas à garganta podem, sim, gerar dúvidas. No blog de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre faringite e amigdalite. Aproveite a leitura!
Faringite e amigdalite são processos inflamatórios que estão localizados em diferentes setores da garganta apesar de próximos e, por isso, muitas vezes, são confundidos, pois apresentam sintomas que as pessoas não conseguem diferenciar.
Em primeiro lugar, é preciso entender onde essas duas estruturas, amígdalas e faringe, estão localizadas. As amígdalas são pares, formadas por um tecido mole, arredondadas e situadas na lateral da garganta. Já a faringe é um tubo de tecido liso, que liga o nariz e a boca à parte posterior chamada laringe.
Assim sendo, a amigdalite é a infecção das amígdalas, enquanto a faringite é a infecção da faringe. Como as duas doenças apresentam sintomas parecidos, exige-se um pouco de atenção às características para conseguir diferenciá-las.
Diferença entre os sintomas da Faringite e da Amigdalite
Geralmente, a faringite causa sintomas mais leves e fáceis de perceber. Os principais são dor e irritação na garganta. Além disso, a pessoa pode sentir desconforto na área afetada, coceira e tosse seca. Algumas vezes, pode surgir rouquidão, um sinal típico de faringite.
Já na amigdalite, normalmente as queixas são de dor ao engolir, já que a passagem do alimento comprime as amígdalas inflamadas. Também pode surgir vermelhidão no local, dor nas laterais do pescoço e febre. Nos casos mais graves, é possível observar a presença de pus, que é uma das principais diferenças entre amigdalite e faringite.
As causas da faringite podem ser virais, bacterianas ou por alguma alergia, exposição à fumaça de cigarro e componentes químicos, refluxo gastroesofágico e baixa imunidade. Já os motivos que levam ao surgimento da amigdalite podem ser vírus e bactérias, e pode estar relacionada à baixa imunidade também.
Qualquer pessoa pode desenvolver amigdalite ou faringite, mas existem comportamentos que elevam os riscos para essas doenças. Esses problemas são influenciados por diferentes fatores externos, como a fumaça de cigarro e componentes químicos, conforme falamos acima.
O nível de gravidade dessas doenças depende de vários fatores, principalmente da causa e das condições de saúde de cada pessoa. Ainda que os sintomas da faringite sejam mais leves, ela também está sujeita a ataques de vírus e bactérias. Geralmente, a faringite viral ou bacteriana surge em consequência de outras doenças mais graves que enfraquecem o organismo.
Já a amigdalite pode ser mais complicada em crianças pequenas e idosos. Nesses grupos, as infecções podem durar mais tempo e surgir acompanhadas de febre e dores no corpo. Logo, o nível de gravidade das duas doenças depende de diferentes características, o que torna importante buscar ajuda médica quando aparecerem os primeiros sintomas.
Conclusão
A diferença da faringite e da amigdalite se dá pelos sintomas que cada uma apresenta. Sendo assim, para todos os casos, é fundamental a consulta médica, a fim de realizar uma avaliação precisa. Da mesma forma, a consulta é necessária para o diagnóstico e tratamento adequados para cada quadro em específico.
Sobre a Clínica Sensorium
A Clínica Sensorium possui mais de 30 anos de tradição no ramo de otorrinolaringologia, investindo na sua estrutura para oferecer um ambiente com equipamentos e atendimento da mais alta qualidade, contando sempre com profissionais capacitados e especializados em otorrinolaringologia, alergologia, fonoaudiologia e muito mais. Nossas unidades localizadas em Copacabana, Centro e Niterói estarão sempre de portas abertas para cuidar de você e da sua família! Clique aqui e saiba mais sobre nós.







(21) 2240-3848 / 2215-3363 / 2262-9275
97241-2729 / 99822-1880
Centro: Segunda a Sexta das 08 as 18h